DEZEMBRO DE 2023 - BOAS FESTAS PARA TODOS E VOTOS DE UM 2024 COM COISAS BOAS ESPECIALMENTE SAÚDE

Ache essas e outras imagens no site ClickGrátis

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

40 - Massangulo: Viaturas em movimento a partir daqui.



-Massangulo/Quartel: Preparativos para uma qualquer saída para a picada que em todas as circunstâncias obedecia a rigor de organização.
- Indispensável a presença de um enfermeiro com o seu equipamento de assistência S.O.S.; um radiotelegrafista de igual modo com o seu equipamento; um homem especializado em lançamento de granadas de morteiro devidamente municiado; por vezes um atirador de basuca com as respectivas granadas; um mecânico com ferramenta para o desenrascanço momentâneo de uma avaria e será bom não esquecer um responsável pela deslocação destas viaturas e deste pessoal, que em caso de serem confrontados com a Frelimo era a voz do comando. O mais graduado que se deslocava na coluna auto era quem respondia pela organização e pelo movimento desta.
- Faço lembrar que os especialistas eram indispensáveis e tinham orientação para viajarem sempre na última viatura, porque a haver uma mina na picada ou uma emboscada, os da frente eram os que mais riscos corriam e todos aqueles especialistas eram imprescindíveis para um momento como esse, logo deveriam estar 100% disponíveis para fazerem o seu trabalho técnico, conforme as funções.
-Em determinadas picadas era necessário colocar pessoal a fazer a picagem para as viaturas poderem passar com alguma segurança. Este trabalho na minha opinião pessoal era das mais espinhosas, mas a vida não há só coisas boas e estes homens eram uns heróis.
- Digo que a minha companhia sempre foi muito rigorosa nesta matéria e qualquer saída do quartel era muito preparada, já que o seguro morreu de velho e nós felizmente conseguimos quase a 100% que o pessoal terminásse a comissão sem baixas, com excepção dum camarada furriel de nome Baltazar que numa mina de uma viatura ficou sem um pé. Este acontecimento marcou-nos muito e cuidados redobrados cada vez maiores.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-Tal como disse acima estes valorosos militares lá iam na sua nobre missão de tentar descobrir uma qualquer mina na picada com o sistema de picar o local por onde as rodas das viaturas passavam e se os terrenos estivéssem macios era de suspeitar a colocação de uma mina.
-Não menciono o nome destes ex.camaradas pois não me lembro do mesmo e não tirei notas na altura.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-Outra foto com o pessoal fazendo picagem. Lá mais atráz vem a coluna com as viaturas em movimento.
-Escusado será dizer que as deslocações eram muito demoradas, mas bastante mais seguras e em tudo na vida a segurança nunca fêz mal a ninguém, bem pelo contrário.
-Aqui repete-se não me lembrar o nome destes meus ex.camaradas a quem peço desculpa. Se estes ou qualquer outro que saiba me informe por favor, para eu aqui colocar os mesmos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-Mesmo com grande precaução da nossa parte, o sistema de picagem não era infalível e numa das vezes a berliet acabou por rebentar uma poderosa mina posta na picada, precisamente onde o rodado iria passar.
-Foi aqui que o meu camarada furriel Baltazar ficou gravemente ferido tendo ficado sem um pé na picada Massangulo/Mandimba.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-Aqui nesta foto está o cabo enfermeiro Afonso em plena picada a dar assistência nos primeiros socorros ao furriel Baltazar, que saiu gravemente ferido quando do rebentamento da mina na berliet.
- E se o enfermeiro viajásse nesta viatura e ficásse ferido com gravidade quem é que socorria este ou aquele.
-Em relação aos outros militares presentes na foto, mais uma vêz não me lembro do nome.

Sem comentários: